LA MAR, LA GALANA, LAS KOLORES I LOS ARVOLES por CECILIA FONSECA DA SILVA

Noiva judia de Tânger, aquarela de Eugène Delacroix, 1832
Noiva judia de Tânger, aquarela de Eugène Delacroix, 1832

Qando escrevi o artigo anterior (setembro/outubro) – As kantikas do ciclo da vida – terminei assim:

“A continuar … pois quero falar mais da água e do que nasce entre a água e a areia nas canções de boda sefaradis.”

Como são ricas de símbolos as canções sefaradis! Vamos, então, seguir o roteiro do título – o mar, a bela jovem, as cores e as árvores. A canção de boda que escolhi se chama La galana i la mar ou Ya salio de la mar la galana. Mostro três versões, com as variações comuns às canções transmitidas oralmente.

Versão com Mor Karbasi:

La espozika esta en el banyo /  Vestida de kolorado/  Echate a la mar i alkanzalo

A la mar yo bien m’echava /  Si la suegra lisensia me dava /  Echate a la mar i alkanzalo

Ya salio de la mar la galana/ Kon un vestido de silma blanka/ Echate a la mar i alkanzalo

Entre la mar i el riyo / Vestida de amariyo/ Echate a la mar i alkanzalo

Entre la mar i la arena/ Kresio un arvol de kanela/ Echate a la mar i alkanzalo.

(Tradução livre – A esposinha está no banho, vestida de vermelho. Joga-te no mar e alcança-o //. No mar eu me jogaria, se a sogra me desse licença, … // A bela jovem já saiu do mar, com um vestido branco adornado com fio de ouro/ …// Entre o mar e o rio, vestida de amarelo, …// Entre o mar e a areia, cresceu uma árvore de canela,  …).

Versão com Ana Alcaide:

Ya salio de la mar la galana / Vestida de al i blanko/ Ya salio de la mar

Entre la mar i la arena/  Mos kresio un arvol de almendra / Ya salio de la mar

Mar, mar Entre la mar i el riyo, echate (refran)

Entre la mar i el riyo/  Mos kresio un arvol de bembriyo / Ya salio de la mar

La novia ya salio del banyo i el novio la esta esperando /Ya salio de la mar

(Tradução livre: A bela jovem já saiu do mar, vestida de vermelho e branco, já saiu do mar // Entre o mar e a areia, cresceu uma árvore de amêndoa, já saiu do mar // Mar, mar, entre o mar e o rio, joga-te (refrão) // Entre o mar e o rio, cresceu uma árvore de marmelo, já saiu do mar// A noiva já saiu do banho e o noivo está esperando por ela, já saiu do mar).

Versão com Liliana Benveniste:

Ya salio de la mar la galana/  Kon su vestido de sirma y blanko / Ya salio de la mar

Entre la mar i el riyo / Mos kresio un arvol de bimbriyo / Ya salio de la mar

La novia salio del banyo/ el novio la esta esperando /ya salio de la mar

Entre la mar i la arena / Mos kresio un arvol de almendra / Ya salio de la mar

(Tradução livre – A bela jovem já saiu do mar, com um vestido de fio de ouro e branco, já saiu do mar// entre o mar e o rio, cresceu uma árvore de marmelo, já saiu do mar// A noiva saiu do banho, o noivo está esperando por ela, já saiu do mar// entre o mar e a areia, cresceu uma árvore de amêndoa, já saiu do mar).

O mar  pode simbolizar o banho ritual, assim como o rio. Penso, no entanto, em algo mais profundo, principalmente no verso que diz: echate al mar i alkanzalo. A noiva não deve simplesmente “entrar” no mar; ela deve “jogar-se” no mar. É a força do verbo echar ou echarse, que, igual que em espanhol, tem sempre o sentido de “lançar” ou “lançar-se”. Ou seja, a noiva deve jogar-se, sem medo, em direção à nova vida que a espera do outro lado – a vida matrimonial.

La galana – referindo-se à noiva, mas elogiando-a pela sua formosura, por sua elegância, por estar vestida com gosto, esmero e perfeição.

As cores – são cores alegres – vestida de kolorado; vestida de silma blanka; vestida de amariyo; vestida de al i blanko; kon um vestido de sirma i blanko – há vermelho, branco bordado com fios de ouro, amarelo. As palavras silma/sirma e al são de origem turca. Estas versões foram recolhidas em Salônica, que esteve sob domínio otomano até 1912.

As árvores com seus frutos – canela, amêndoa, marmelo ‒  kanela, almendra, bimbriyo/ bembriyo/ membriyo (em espanhol, membrillo). Suas formas, seu sabor, o fato de serem geradas pela fertilidade da terra fazem com que sejam associadas ao erotismo e ao sexo. Mas também podem ser símbolos espirituais. Na Grécia antiga, ofereciam-se marmelos (prefiro membrillo, acho mais sugestivo) às noivas, como símbolo de fertilidade. A amêndoa, entre os árabes, é associada à paixão e à fertilidade. Copio aqui o que escrevi quando batizamos esta coluna de Almendrikas: “Almendra, amêndoa, amande, mandorla, almond, mandel, … Seja em que língua for, a amêndoa tem um significado: assim como é preciso quebrar sua casca para chegar ao fruto saboroso, também é preciso penetrar a superfície das pessoas ou das coisas, para perceber a verdadeira joia que elas podem ser. Quebrar a casca resistente e saboreá-la significa descobrir um segredo e dele participar”. Quanto à canela, é grande seu poder afrodisíaco e é muito usada como ingrediente de perfumes e de poções mágicas.

Enfim, La Galana i la Mar está repleta de símbolos. Cabe a cada um de nós decifrá-los.

Para ouvir:

– com Mor Karbasi (cantora e compositora, nascida em Israel, de mãe israelense de origem marroquina e pai persa):

– com Ana Alcaide (cantora e compositora, nascida em Madri):

– com Liliana Benveniste (cantora, compositora e pesquisadora, nascida em Buenos Aires, de família originária de Istambul):

————————————————————————————————-

cecilia_fonseca_da_silva


Cecilia Fonseca da Silva

Licenciada em Letras Neolatinas e especialista em Filologia Hispano-americana, é autora de livros didáticos de Espanhol e membro do Grupo de Cultura Sefaradi Angeles y Malahines.

 

 

Fuente: Cecilia Fonseca da Silva / asa.org.br

Check Also

ENKONTROS DE ALHAD – 2 DE AGOSTO 2026: MI LINGUA I KULTURA, DE 500 ANYOS A 500 ANYOS MAS – Balabaya RACHEL AMADO BORTNICK – Musafira ESTER ALKANLI – A las 13 oras (Arjentina) x Zoom – Mas orarios en el anunsio

Donativo para ayudar a Enkontros de Alhad   ENKONTROS DE ALHAD Avlados en Djudeo-espanyol – …

One comment

  1. Cecilia, mais uma vez, brinda os leitores de E-Sefarad com um texto extremamente interessante sobre uma das melodias mais bonitas do cancioneiro sefaradi em ladino. Nelson Menda, Miami

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.