Padre Joaquim Carreira nomeado “Justo entre as Nações” pelo Memorial do Holocausto

Padre Joaquim Carreira
Padre Joaquim Carreira

O Yad Vashem, o Memorial do Holocausto de Jerusalém, decidiu outorgar o título de “Justo entre as Nações” ao padre português Joaquim Carreira, vice-reitor e reitor do Colégio Pontifício Português, de Roma, entre 1940 e 1954, revela hoje o blogue “Religionline”.

Este título, atribuído a 4 de setembro mas só agora divulgado, distingue não judeus que, durante o Holocausto, perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de seis milhões de judeus, tenham arriscado as suas vidas para os salvar.

A declaração do Yad Vashem «recorda alguns dados biográficos do padre Carreira: nascido em 1908 numa aldeia próxima de Fátima, um famoso lugar de peregrinação católica, ordenado padre em 1931 e formado na pilotagem de aviões; em 1940, mudou para Roma, onde viria a tornar-se vice-reitor e reitor do Colégio Pontifício Português, que alberga padres portugueses a estudar na capital italiana», refere o texto do blogue.

Foi a investigação sobre o padre Joaquim Carreira que o jornalista António Marujo escreveu para o jornal “Público” a 23 de dezembro de 2012, naquele que viria a ser o seu último trabalho para o diário, que permitiu ao Yad Vashem declarar o sacerdote “Justo entre as Nações”.

Quando Roma foi ocupada pelos nazis em Setembro de 1943, recorda o texto do Yad Vashem citado pelo “Religionline”, monsenhor Carreira ofereceu abrigo a várias pessoas perseguidas pelos nazis, incluindo três membros da família Cittone: Elio, o seu pai Roberto e o seu tio Isacco. No relatório da atividade do colégio, Carreira escreveu: “Concedi asilo e hospitalidade no colégio a pessoas que eram perseguidas na base de leis injustas e desumanas”».

Apesar de o colégio ter à porta um aviso do comando militar alemão proibindo quaisquer buscas no seu interior, por ser território da Santa Sé, os militares alemães entraram uma vez no edifício, à procura de refugiados. Todos os que estavam ali ocultados – resistentes, antifascistas, “partiggiani”, judeus – conseguiram esconder-se em sítios previamente combinados e sugeridos pelo reitor. Mas a família Cittone considerou mais seguro procurar outro abrigo, deixando o colégio pouco depois. O que não impede Elio Cittone, sete décadas depois, de admitir: «Estou-lhe muito grato e recordo sempre o facto de ele me ter salvo a vida», assinala António Marujo.

Joaquim Carreira passa a ser o quarto português a ser declarado Justo, após Aristides de Sousa Mendes, o cônsul português em Bordéus que, desobedecendo às ordens de Salazar, atribuiu vistos a mais de 10 mil judeus que fugiam dos nazis; Carlos Sampayo Garrido, embaixador de Portugal na Hungria, que terá salvo cerca de mil judeus, atribuindo-lhes documentação portuguesa e colocando-os a salvo em casas da embaixada; e José Brito Mendes, operário português casado com uma francesa e residente em França, e que salvou uma menina, filha de judeus.

As pessoas declaradas “Justo entre as Nações” são distinguidas com uma medalha e um certificado de honra, além de verem os seus nomes inscritos no mural de honra do Jardim dos Justos, do Yad Vashem – onde uma pequena floresta de árvores homenageia também os seus nomes.

O título concede, ainda, a cidadania honorária de Israel aos “Justos” ou, se já tiverem morrido, a cidadania póstuma. Em janeiro de 2014, o número de Justos declarados pelo Yad Vashem chegava aos 25.271, originários de 49 países.

O diploma do padre Joaquim Carreira, que será recebido por familiares do antigo reitor, deverá ser entregue na primavera ou verão de 2015, na Embaixada de Israel em Lisboa.

 

Edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 11.12.2014

Fuente: Pastoral da cultura

Check Also

El Museo de Historia de los Judíos de Girona incorpora una nueva lápida con inscripciones hebreas

  La pieza, de origen medieval, ha sido localizada en una zona próxima a Girona …

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.