Marcelo vai condecorar Aristides de Sousa Mendes

Cônsul português irá ser agraciado, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

Marcelo Rebelo de Sousa com familiares de Aristides de Sousa Mendes durante uma visita a uma exposição sobre o cônsul português no Center for Jewish History, em Nova Iorque  |  NUNO VEIGA/LUSA
Marcelo Rebelo de Sousa com familiares de Aristides de Sousa Mendes durante uma visita a uma exposição sobre o cônsul português no Center for Jewish History, em Nova Iorque | NUNO VEIGA/LUSA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje em Nova Iorque que vai condecorar a título póstumo o cônsul português Aristides de Sousa Mendes com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

O chefe de Estado fez este anúncio durante uma visita ao Centro para a História Judaica de Nova Iorque, onde se encontrou com uma dezena de pessoas, já idosas, que Aristides de Sousa Mendes salvou do regime nazi e viu uma exposição sobre o cônsul português.

Durante a II Guerra Mundial, Aristides de Sousa Mendes salvou do regime nazi milhares de judeus e outros refugiados, emitindo vistos sem autorização do Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

A Ordem da Liberdade «destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da Civilização, em prol da dignificação da Pessoa Humana e à causa da Liberdade».

Aristides de Sousa Mendes já tinha sido condecorado, em 1986, com o grau de Oficial da Ordem da Liberdade, mas Marcelo Rebelo de Sousa considerou que, com aquilo que hoje se sabe, se justifica atribuir-lhe uma condecoração superior da mesma ordem.

«Hoje sabemos que lhe devemos ainda mais do que sabíamos até agora», afirmou o Presidente da República.

Fuente: Diario de Noticias

 

Check Also

kobi alegra

Radio:: כאן לאדינו – Kan Ladino kon Alegra Amado i Kobi Zarco – 19/4/2024

Programas anteriores שישי, 16:00 – 15:00 El departamento de radio de la nueva corporación de …

2 comments

  1. holocaustonuncamais@un.pt

    Infelizmente na Argentina el gobierno de Portugal mantiene en su cargo diplomático al Embajador Henrique Silveira Borges que recientemente prohibió un acto de reivindicación al Cónsul de Burdeos,nuestro gran herói Aristides De Sousa Mendes.

  2. Maria V Teixeira

    Li recentemente que o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou Aristides e considero isso um grande gesto do Estado português. Assim como a reconstrução da sua casa natal em Cabanas de Viriato (Viseu), são sinais de que os portugueses veem, pouco a pouco, a figura de Aristides de Sousa Mendes como um herói. Contudo, não percebo como é que o Governo protege o cargo de pessoas como Henrique Silveira Borges na Argentina.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.